Páginas

sábado, 27 de agosto de 2011

Contar com a vida



Começamos a aprender que há apenas uma coisa na vida com a qual podemos contar. Com o que podemos contar? Poderíamos dizer: “Posso contar com meu parceiro(a)”. Podemos amar nossos maridos e esposas; mas jamais poderíamos depender completamente deles, porque uma outra pessoa (como nós mesmos) é sempre, de alguma maneira, não confiável.
Não há pessoa na terra com quem podemos contar completamente, embora possamos certamente amar e apreciar os outros. No que então podemos confiar? Se não é uma pessoa, o que é? Com o que podemos contar na vida? Perguntei isso a alguém e ela disse: “Comigo mesma”. Você pode contar consigo mesma? Depender de si é bom, mas é inevitavelmente limitado.
Há uma coisa que você pode sempre contar: que a vida seja como ela é. Vamos falar mais concretamente. Suponha que há alguém que eu queira demais; talvez queira casar com tal pessoa, ou obter um diploma avançado, ou que meus filhos sejam saudáveis e felizes. Mas a vida como ela é pode ser exatamente o oposto daquilo que desejo.
Não sabemos se vamos casar com tal pessoa. Se casarmos, ela pode morrer amanhã. Podemos ou não conseguir nosso diploma. Provavelmente conseguiremos, mas não podemos contar com isso — não podemos contar com nada. A vida sempre vai ser do jeito que é. Então por que não podemos contar com isso? O que há de tão difícil aí? Por que estamos sempre desconfortáveis? Imagine que sua casa acabou de ser destruída por um terremoto, e você está prestes a perder seu braço e todas suas economias. Você pode contar com a vida como ela é? Poderia fazer isso?
Confiar nas coisas como elas são é o segredo da vida. Mas não queremos ouvir isso. Posso confiar absolutamente que no ano que vem minha vida mudará, será diferente, apenas exatamente do jeito que é. Se amanhã eu tiver um ataque cardíaco, posso contar com isso, porque se eu tiver, terei. Posso repousar na vida como ela é.

4 comentários:

  1. Oi Jaque... to passando pra ver teu blog e retribuir a visita rs, bom eu não deixei mesmo como opçao pra fazer feed mais a gente descobre juntas, lá no blog tem meu email e td mais, ou pode me add no face ou no orkut só procura pelo nome do blog.. bj lindona

    ResponderExcluir
  2. Oi Jaqueline, que bom que pretende costurar, verá a economia e o prazer que isso vai te proporcionar. Tenho uma Singer muito boa, mas por causa das aulas comprei uma Janome 2008, super levinha, portátil e suporta bem costuras mais grossas. Até agora não estou tendo problemas, mas o técnico que veio fazer a manutenção das minhas máquinas, disse que a melhor mesmo é a Singer, de preferência aquelas mais antigas (não tão antiguinhas) por causa da assistência técnica que é como ter um fusquinha. Dependendo do lugar onde você mora, a assistência técnica da Janome é um pouco limitada. Comprei a Singer em uma loja que vendia máquinas usadas, mas com garantia e com o manual porque iniciante vai precisar do manual para se orientar. Mas não aconselho aquela Janome mini porque o técnico disse que é uma "titica" - palavras dele. Seja bem-vinda.
    Beijos,

    ResponderExcluir